Dra. Mayara Darka

Por que o Recursos Humanos é um setor chave para evitar processos trabalhistas?

Uma das maiores preocupações de qualquer empresa, é entrar de cabeça em um processo trabalhista, que acabou acontecendo por motivos que poderiam ter sido evitados.

Contudo, na hora de gerenciar esse risco, muitas empresas acabam negligenciando um ponto muito importante: a necessidade de ter uma equipe de recursos humanos bem planejada, competente e que domine o assunto.

O RH é a parte da sua empresa especialista em todos os assuntos relacionados a leis, direitos e deveres dos colaboradores. Por isso, é um setor chave para evitar processos trabalhistas, o que pode ser feito através de algumas estratégias.

Como sabemos que esse setor é muito importante, mas que, ao mesmo tempo, a grande maioria das empresas não investe no setor e nem dá a devida atenção, achamos necessário trazer esse conteúdo para explorar um pouco mais sobre o RH.

Assim como ele é indispensável para mitigar riscos associados a processos trabalhistas. Acompanhe!

A ameaça do processo trabalhista para as empresas

Processos trabalhistas representam uma preocupação muito importante para empresas de todos os tamanhos e setores.

Isso porque esses processos podem acabar surgindo por uma variedade de razões. Por exemplo: discriminação, assédio, demissões injustas, pagamento inadequado de salários e horas extras, não cumprimento das leis trabalhistas e muito mais.

Contudo, quando falamos em processo trabalhista, a ameaça para as empresas se estende muito além do impacto financeiro que ela vai sofrer, levando a danos gigantescos na reputação e no ambiente profissional.

Por isso, podemos apontar que algumas das principais ameaças dos processos trabalhistas para qualquer empresa incluem:

Altos custos

Em primeiro lugar, os processos trabalhistas podem ser altamente caros.

Afinal, a sua empresa pode precisar lidar com custos legais, compensações financeiras e possíveis penalidades.

Danos à reputação da empresa

Além dos custos financeiros, os processos trabalhistas também possuem um grande impacto na reputação da empresa como um todo, independente de qual foi o motivo do processo. 

Como consequência, essa imagem negativa pode prejudicar a confiança dos clientes, investidores e parceiros do negócio.

Impactos na cultura da empresa

Além disso, os processos trabalhistas podem criar um ambiente de trabalho tóxico, afetando tanto a cultura da empresa, como a colaboração e a convivência entre os funcionários.

Portanto, é indispensável que todas as empresas levem em consideração as ameaças relacionadas aos processos trabalhistas e adotem medidas proativas para conseguir evitá-las.

Uma dessas medidas é, por exemplo, implementar políticas mais sólidas de recursos humanos, como manuais de funcionários e políticas internas, que ajudem a estabelecer expectativas mais claras sobre o comportamento esperado.

Ao mesmo tempo em que promovam um ambiente de trabalho que esteja em conformidade com as leis e com os demais regulamentos trabalhistas atuais.

Recursos Humanos: o papel-chave do setor da empresa

Por que o setor de recursos humanos é o setor chave para evitar problemas trabalhistas? 

Simples: esse é o departamento responsável tanto pela contratação e demissão de funcionários, como pelo desenvolvimento das políticas internas, treinamentos, resolução de conflitos e muito mais.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o setor de RH tem atividades e responsabilidades que vão muito além de simplesmente contratar, abrir processos seletivos e demitir colaboradores. 

O escopo de atuação do RH engloba toda a parte de desenvolver treinamentos, implementar as políticas internas e sempre estar de olho se alguma violação está acontecendo.

Por isso, quando falamos em processos trabalhistas, é o departamento de RH o encarregado de desenvolver as políticas internas, estabelecendo diretrizes para o comportamento dentro do local de trabalho e comunicá-las de forma eficaz aos funcionários.

Isso será a base da empresa para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho que promova e incentive o cumprimento das leis trabalhistas.

Além disso, o RH também ajuda a mitigar os riscos de a empresa sofrer processos trabalhistas, desenvolvendo treinamentos importantes para a educação contínua dos funcionários.

Isso inclui, por exemplo, treinamentos e cursos sobre as políticas internas, sobre os regulamentos governamentais e sobre os direitos dos funcionários.

Por fim, o RH também é o time responsável por realizar a resolução de conflitos dentro do local de trabalho, atuando como um mediador e facilitador nessas situações.

Isso é indispensável para evitar que problemas menores se transformem em processos trabalhistas bem complexos.

Estratégias para evitar processo trabalhista

Com tudo isso em mente, você pode estar se perguntando: quais são as melhores estratégias para evitar o processo trabalhista?

O primeiro passo é dar a devida atenção ao departamento de RH, contratando profissionais realmente qualificados e que possuam conhecimento das atuais leis e regulamentações.

Além disso, é altamente recomendado realizar atualizações regulares dos manuais de funcionários e das políticas internas da organização. 

Isso irá garantir que ambos estejam em conformidade com as leis e regulamentos atuais. Afinal, eles estão em constante evolução.

Os treinamentos contínuos dos funcionários praticados pelo RH sobre as políticas internas e regulamentos trabalhistas também é indispensável.

Pois quanto mais os funcionários entenderem suas obrigações e direitos, menos provável será a ocorrência de problemas como processos trabalhistas.

Por fim, certifique-se de que a sua empresa esteja sendo capaz de oferecer um canal de comunicação aberto e fácil entre funcionários e o RH.

Assim, sempre que os funcionários precisarem relatar algum problema e buscar por ajuda, eles procurarão, primeiramente, o departamento de Recursos Humanos da empresa.

Para mais dúvidas e esclarecimentos sobre processos trabalhistas, entre em contato com a nossa equipe!

Categorias

Fale conosco

Entre em contato conosco pelo Whatsapp!